SIMONE COMPOSITORA

VEJA TAMBÉM SIMONE POR HERMÍNIO BELLO DE CARVALHO



 

“Flávio Rangel e Eduardo Souto Neto puderam ouvir a canção JOGO ABERTO, que Simone jurava que entraria nesse novo disco (‘Simone’): No fim das contas, minha música foi escorregando, escorregando, e saiu uma vez mais. Quem sabe no próximo eu apareço como compositora?” 
(O Globo, 20.10.1980)

“Como compositora, fez música para uma letra de Hermínio Bello de Carvalho, À BEIRA DOS LENÇÓIS – para Roberto Carlos – e duas para letras de Abel Silva, VICIADO EM VIVER e MERECIMENTO, e uma quarta sozinha” 
(Jornal do Brasil, 1981)

“Eu tenho muita vontade de fazer letras para algumas músicas que tenho. Compor poemas. O pensamento, no entanto, é mais rápido do que a minha mão. Tem horas que me vêm idéias que eu acho bonitas, mas que se perdem na hora em que tento passar para o papel.”
(Manchete, 04.12.1981)
 


Em entrevista realizada em 1976 pelo jornalista Aramis Millarch, Simone fala sobre os álbuns ‘Simone’ (1973), ‘Quatro Paredes’ (1974), ‘Gotas d’água’ (1975), suas influências e opções, os primeiros shows no exterior e o encontro com Hermínio Bello de Carvalho. No final da entrevista, ao violão, Simone canta 3 músicas (ainda não gravadas) de sua autoria, e parceiros, sendo uma delas em francês. São 54 minutos de Simone contando sua história, e poucas vezes interrompida.

Além das 3 composições de Simone reveladas nesta entrevista, há também na relação a seguir outros momentos de Simone-compositora: no show ‘Face à Faca’, 1977, onde ela canta ‘À beira dos lençóis’, parceria com Hermínio Bello de Carvalho, música que gravou somente no álbum ‘Na Veia’, Biscoito Fino 2009, com o título ‘Vale a pena tentar’. Há também as músicas ‘Merecimento’, parceria com Abel Silva, gravada no álbum ‘Corpo e Alma’, CBS 1982 e ‘Só se for’, parceria com Zélia Duncan, incluída no álbum ‘É melhor ser’, Biscoito Fino 2013.
 

COMPOSIÇÕES DE SIMONE (gravadas ou não)

Toi mon couer… (Sem nome 1) (Simone)
Áudio extraído de entrevista, 1976

Foi mais um caso… (Sem nome 2) (Simone e HBC)
Áudio extraído de entrevista, 1976

Se não valeu a pena… (Sem nome 3) (Simone e HBC)
Áudio extraído de entrevista, 1976

À beira dos lençóis (Simone e HBC)
Gravação amadora do show FACE A FACA, 1977

Merecimento (Simone e Abel Silva)
Álbum CORPO E ALMA, 1982

Vale a pena tentar (Simone e HBC)
Álbum NA VEIA, 2009

Só se for (Simone e Zélia Duncan)
Álbum É MELHOR SER, 2013

 

Em dezembro de 1977, a revista O SAMBA publicou a letra da música (então chamada) À BEIRA DOS LENÇÓIS, ao lado de outras músicas já gravadas por Simone:

 


 

1974 AcervoHBC Poema
 

Poema de Hermínio musicado por Simone (OUÇA)

Em 1974, Detroit, EUA, durante a temporada do show FESTA BRASIL, Hermínio Bello de Carvalho entregou a Simone o manuscrito exibido ao lado – e ela o musicou. Dois anos depois, em entrevista de quase uma hora de duração ao jornalista Aramis Millarch, Simone, ao violão, cantou a música, disponibilizada no Acervo Tablóide Digital.

Se não valeu a pena
o que se amou
se não basta ao coração
o preço que ele pagou?
ou não foi suficiente
crucificar todo o corpo
e maldizer-se das portas
que, uma a uma, trancou?

Coração, coração
que julgamento perdeste
por que tal condenação?
se nada valeu a pena
o que valeu a pena, então?

(Simone e Hermínio Bello de Carvalho)