SIMONE, PLÁCIDO, CARRERAS


PLÁCIDO DOMINGO
1988

Simone e Plácido Domigo/ 1988 | Foto: Folhapress

 

JOSE CARRERAS
2001

Simone e Jose Carreras | Foto: Caras – Acervo Catarina Santos

 


PLÁCIDO DOMINGO

1988
 

 
Simone empresta sua voz para resgatar a vida e obra de um do maiores pintores do mundo: o espanhol Francisco Goya (1746-1828). O projeto é um dos mais ambiciosos dos últimos tempos e está sendo produzido por Plácido Domingo, com o objetivo e mostrar a vida, o pensamento e a arte do pintor. Para isso está sendo lançado o álbum ‘Goya … A Life in Song’ (‘Goya … Uma vida em Música‘), que conta com a presença de Simone interpretando ‘Till I Loed You’, música que recebi o título em português de ‘Apaixonou’. Além da intérprete brasileira, o álbum reúne outros nomes de expressão na música internacional como Dionne Warwick, Glória Stefan e Richie Havens. O disco vem acompanhado ainda de um livreto com as principais obras e trajetória artística de Francisco Goya. O próximo passo é levar o projeto para a Broadway, em forma de musical, que contaria com os mesmos artistas que participaram do álbum.
Portanto, breve, Simone poderá estar cantando no palco mais famoso do mundo.
(1988, sem mais referências – Acervo Site ‘Sonho e Realidade’)
 

 

 

Em entrevista ao programa ELA E ELE (Manchete, 1988), apresentado por Leila Richers e Luiz Carlos Miele, Simone fala sobre Plácido Domingo:
 

 
 
VERSÕES
A versão gravada por Simone e Plácido Domingo está incluída em uma das edições do álbum com a trilha sonora de GOYA … A LIFE IN SONG (1989) e também no álbum SEDUÇÃO (Simone -1988). Uma das edições internacionais com a trilha sonora do musical ‘GOYA … A LIFE IN SONG‘, lançada pela CBS em 1988, traz Dionne Warwick e Placido Domingo cantando a versão em inglês, ‘Till I Loved You‘.
 
Apaixonou – Simone e Plácido Domingo
Till I Loved You – Dionne Warwick e Plácido Domingo
 
OUÇA AS DUAS VERSÕES

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!

 

 

Detalhes de capas e livreto do álbum ‘Goya … a life in song’
uma edição com Simone e outra com Dionne Warwick (formato LP)

 


 

JOSE CARRERAS

2001
 
Apresentação de José Carreras no encerramento do ’25o. Festival Internacional de Música do Algarve’, tendo como convidada especial, e pessoal, Simone
FARO, PORTUGAL | 26.07.2001
 

Jose Carreras e Simone | Foto: Victor Freitas – Acervo catarina Santos

“O encontro com a cantora brasileira constitui aliás um dos momentos do concerto que Carreras aguarda com emoção já que, confessou, é um ‘admirador’ da voz e da personalidade da intérprete: ‘Estou encantado por, pela primeira vez, poder colaborar com ela’, disse Carreras … A participação de Simone no concerto deve-se a um convite pessoal do próprio tenor que, depois de a ter ouvido cantar em dueto com Plácido Domingo , decidiu partilhar o palco com ela …”
(Jornal Correio da Manhã, Portugal, 26.07.2001)
 
“Simone, uma artista conhecida e amada em Portugal, surpreendeu o público com uma enfeitiçada interpretação da mais bela canção de Tom Jobim: Garota de Ipanema. Fazendo-se acompanhar do pianista brasileiro Ricardo Leão e de um pequeno copo de plástico em que batia o ritmo enquanto cantava, Simone, cada vez mais madura e envolvente, prosseguiu com outro tema ‘mítico’: Eu sei que vou te amar. Juntamente com Carreras, ainda cantou Manhã de Carnaval (com belo arranjo orquestral) e Solamente una vez, ambos com contagiante serenidade. A voz grave, interiorizada e cheia da antiga jogadora de basquete, que já fez duetos com Plácido Domingo, casa lindamente com a de Carreras e mostrou como a simplicidade pode muito bem triunfar em português num universo lingüístico e acústico maioritariamente italiano…
Com uma multidão em palco, e numa óbvia homenagem aos antigos estudantes e ao povo português, o evento quase terminou com a bela Coimbra. A três quartos para o público e de costas cobertas com capas negras, por momentos, os dois solistas deixaram brilhar o coro antes de um final emocionante e com todos a cantar em uníssono e o público a aplaudir de pé …”
 (Antonio Laginha, Jornal Correio da Manhã, Portugal, 28.07.2001)
 

 
 
2001-simonecarreras_0
 
FOTOS
ENSAIO E CONCERTO
 

DIVULGAÇÃO
 
* Parte do material gentilmente cedido por Catarina Bernardes dos Santos, de Portugal