SIMONE NA ALEMANHA


O Canto da Cigarra em Colônia

Pelo-Mundo-Alemanha

 

 

A convite de Hermínio Bello de Carvalho, logo no início de sua carreira Simone parte para a Europa, em finais de outubro de 1973, ao lado de Roberto Ribeiro, João de Aquino, Tamba Trio e do Odoiá – conjunto folclórico baiano de música e dança. O foco da turnê é a apresentação do espetáculo ‘Panorama Brasileiro’ na feira ‘Brasil Export 73’, em Bruxellas, na Bélgica – antes, porém, o grupo estréia no Olympia de Paris, França, e também se apresenta no Hotel Intercontinental em Colônia, na Alemanha.

 


 
“Na Alemanha … os espectadores ficaram tão entusiasmados (‘não sei se com o meu jeito ou com o cheiro da pele’)  que subiram ao palco espontaneamente, com aqueles quadris sem molejo, tentaram imitar o bamboleio baiano”
(SIMONE – Fatos e Fotos –  30.05.1976)


IMPRENSA
1973-10-29-O-Globo
Edição Impressa

(…) O grupo de músicos, cantores e folcloristas brasileiros que estarão participando da Feira de Bruxelas – ‘Brasil-Export 7’ – apresenta-se, hoje, no Teatro Olympia de Paris, como primeira etapa de uma viagem de 20 dias. As demais apresentações são em Londres*, Colônia, Franckfurt* e, finalmente, Bruxelas, onde haverá uma semana de ‘shows’.

(…) Sob a direção de Hermínio Bello de Carvalho, apresenta-se às platéias européias o cantor Roberto Ribeiro, a baiana Simone, João de Aquino e seu violão, o conjunto Tamba Trio e mais o grupo folclórico ‘Odoiá Bahia’. A promoção é da Agência Aulus, sob o patrocínio do Ministério da Indústria e do Comércio, o organizador da ‘Brasil-Export 73’ (…)

O Globo, Rio de Janeiro RJ, 29.10.1973

* Estes shows não aconteceram

 
1975-12-10-FSP
Edição Impressa

(…) Logo em seguida Simone partiu para a Europa a convite de Hermínio Bello de Carvalho. Lá, ao lado de Roberto Ribeiro e João de Aquino ela apresentou-se no Olympia de Paris, no Intercontinental de Colonia e na feira ‘Brasil Export’, de Bruxelas. Este show foi lançado apenas na Europa sob o título de ‘Simone e Roberto Ribeiro a Bruxelles avec João de Aquino’. Impressionado com o espetáculo um empresário americano presente a ‘Brasil Export’ convidou o grupo a apresentar-se nos EUA (…)

Folha de São Paulo, São Paulo SP, 10.12.1975


LUGARES
Antigo HOTEL INTERCONTINENTAL, atual Hotel Pullman Cologne | Colônia, Alemanha
O espetáculo ‘Panorama Brasileiro’ foi apresentado no Salão de Festas do Hotel, em 1973
(Foto: holidaycheck.de)
 
Hotel Pullman CologneP