SIMONE EM ANGOLA

FOTOS    IMPRENSA


O Canto da Cigarra em Luanda

Pelo-Mundo-Angola

O material a seguir é relacionado a dois momentos de Simone em Angola: em 2003 ela apresenta o show ‘Feminino’ (dias 13, 14 e 15 de fevereiro) e em 2009 mescla algumas músicas do show ‘Amigo é Casa’ com sucessos de carreira  (dias 7, 8 e 9 de maio). Ambas as temporadas na ‘Casa 70’, em Luanda.


“A primeira impressão que eu tive de Angola é que ela é muito parecida com a minha terra, Salvador, e me fez lembrar a minha infância”

(SIMONE – Lusa – 11.02.2003)

Simone em Angola (2009) | Foto: Site Oficial Simone

FOTOS

2009 – SIMONE EM ANGOLA
Fotos: Site Oficial Simone e ANGOP

 

IMPRENSA

 

Coletiva de imprensa (2009)

 

 
Caetano Veloso vem a Angola
A SUA COMPATRIOTA, SIMONE, JÁ ESTÁ ENTRE NÓS PARA CANTAR PARA…NAMORADOS!!
ANGOP | LUANDA, ANGOLA | 13.02.2003
A EMPRESÁRIA DO MÚSICO BRASILEIRO CAETANO VELOSO, FAFÁ MAGDA, DESMENTIU ONTEM , EM LUANDA, A VINDA DO ARTISTA NO MÊS DE MARÇO A ANGOLA, A CONVITE DA PROMOTORA ANGOLANA DE ESPECTÁCULO CASA BLANCA.SEGUNDA ELA, CAETANO VELOSO VIRÁ EM JULHO DO CORRENTE ANO A CONVITE DA CASA 70 E NÃO PELA PROMOTORA CASA BLANCA.“Caetano Veloso não tem qualquer contrato assinado, e a única coisa que temos certo é a vinda dele para a Casa70 e a digressão que será realizada na Europa antes da sua vinda a Angola”, realçou.Informou ter havido contactos com responsáveis da Casa Blanca, sem contudo ter resultado em assinatura de qualquer contrato pelo facto de o músico ter-se comprometido com a Casa70. Do mesmo modo, Fafá Magda desmentiu a vinda de Adriana Calcanhoto também pela Casa Blanca.Fafá Magda é representante de Simone, Gal Costa, Maria Bethânia, entre outros cancionistas do music-hall brasileiro.Entretanto, a compatriota Veloso, a cantora Simone Bittencourt de Oliveira, chegou segunda-feira à noite, em Luanda, para realizar três shows, nos dias 13, 14 e 15, inseridos no programa da promotora angolana de espectáculos Casa 70.Simone, que se encontra em Angola pela primeira vez, tentará conquistar e agradar os espectadores nas três noites românticas, proporcionadas pela Casa 70, nesta semana dedicada aos namorados.


 
 
SIMONE NA ‘CASA 70’
ANGOLAPRESS | LUANDA, ANGOLA | 10.02.2003

LUANDA, 10/02 – A CANTORA BRASILEIRA SIMONE BETTENCOURT DE OLIVEIRA CHEGA HOJE, AS 19H30, A LUANDA, A CONVITE DA PROMOTORA DE ESPECTÁCULOS CASA 70, PARA REALIZAR TRÊS SHOWS NOS DIAS 13, 14 E15, NAQUELA SALA DE DIVERSÃO.

Na semana dos namorados, a cantora – conhecida pelos amantes da sua música através de êxitos como “Seda pura”, “Fica comigo esta noite”, “Louca”, “Café com leite” – tentará conquistar e agradar os espectadores nas três noites românticas, proporcionadas pela promotora Casa 70.

Pouco popular em Angola, embora algumas de suas músicas sejamreferenciadas nas estações radiofónicas da capital, Simone traz noseu repertório temas conhecidos, com realce para o Samba reggae “Mal ccostumado”, da banda Araketu.

A artista, que se desloca a Angola pela primeira vez, despediu-se em 2002 da gravadora Universal, com um álbum ao vivo (“Feminino”) de 12 faixas musicais, numa colecção aleatória de êxitos de vários autores que marcaram uma época da Música Popular Brasileira (MPB).

Além das faixas do disco “Feminino”, a cantora vai interpretar também seus velhos e novos sucessos da sua carreira artística, com destaque para os temas de referência obrigatória, como “Café com leite”; “Canta, canta, minha gente” e “Ex-amor”, faixas em que tem participação especial de Martinho da Vila.

Simone começou a dar nas vistas através do desporto, como jogadora debasquetebol, mas uma amiga incentivou-a a seguir carreira musical, na década dos anos 70.

Filha de um cantor de opera e de uma pianista, nascida em Salvador, Simone mudou-se para São Paulo aos 16 anos, para desenvolver a carreira desportiva. No entanto, na década de 70, fez um teste na editora Odeon, tendo assinado um contrato e de imediato gravado seu disco de estreia, intitulado “Simone”, e que lhe valeu, logo no início, uma digressão pela Bélgica e Estados Unidos da América.

Fruto do sucesso do álbum de estreia, gravou seu segundo trabalho discográfico, em 1974, sob o título “Quatro paredes”, e dois anos depois surgiu com o terceiro disco “O Que será” (Chico Buarque), banda sonora do filme “Dona Flor e seus dois maridos”, de Caca Diegues*.

Os primeiros sucessos de audiência nas rádios brasileiras começaram a se evidenciar através de músicas como “Jura secreta” e “Face a face”, e ganhou mais prestígio ao lançar o LP “Cigarra”, com faixa-título de Milton Nascimento (um dos convidados para este ano da Casa 70) e Fernando Brant, bem como a balada “Medo de amar nº2”.

A sua ascensão ao estrelato surge mesmo com o lançamento antológico, em 1979, do álbum “Começar de novo”, de Ivan Lins e Victor Martins, e que foi tema da série “Malu Mulher”, da TV Globo, protagonizado por Regina Duarte, actriz bem conhecida do público angolano.

Com “Café com leite”, de 1996, um CD-tributo a Martinho da Vila, onde se destaca a musica “Ex-amor”, em dueto com o popular sambista, Simone parece ter ganho espaço nos corações dos angolanos.

A artista, de 54 anos de idade, é uma das cantoras consagradas no Brasil que lança CD`s regularmente, com shows para grandes plateias. Em 2000, Simone fez concertos com o “Fica comigo essa noite”, com clássicos românticos da MPB.

Os shows de Simone estão agendados para quinta, sexta e sábado, a partir das 20h30 no palco da Casa 70.

* Correção: Filme de Bruno Barreto


 
 
SIMONE FAZ SHOW PARA O DIA DOS NAMORADOS EM LUANDA
LUSA | PORTUGAL | 12.02.2003

11 FEV (LUSA) – A CANTORA SIMONE ESTÁ EM ANGOLA PELA PRIMEIRA VEZ PARA OFERECER UM SHOW ROMÂNTICO AOS ANGOLANOS NO DIA DOS NAMORADOS.

“EM GERAL OS SHOWS QUE EU FAÇO SÃO ROMÂNTICOS. ELES DÃO PARA PENSAR, REFLETIR E DANÇAR. COMO SOU UMA PESSOA FELIZ E GOSTO DE PASSAR
FELICIDADE, É ISSO QUE EU VOU FAZER NOS MEUS SHOWS”, DISSE SIMONE À IMPRENSA.

A CANTORA BRASILEIRA ESTÁ EM ANGOLA A CONVITE DA PROMOTORA ANGOLANA DE ESPETÁCULOS “CASA 70” E VAI REALIZAR TRÊS SHOWS EM LUANDA, NOS DIAS 13, 14 E 15.
“A PRIMEIRA IMPRESSÃO QUE EU TIVE DE ANGOLA É QUE ELA É MUITO PARECIDA COM A MINHA TERRA, SALVADOR, E ME FEZ LEMBRAR A MINHA INFÂNCIA”, DISSE SIMONE.
A CANTORA REVELOU QUE IRÁ CANTAR MÚSICAS DO SEU NOVO DISCO “FEMININO”, QUE SERÁ LANÇADO EM ANGOLA, E OUTRAS JÁ GRAVADAS HÁ MUITO
TEMPO.
“NÃO É FÁCIL REUNIR 20 MÚSICAS DE 320 CANÇÕES, MAS EU VOU MOSTRAR MÚSICAS DO MEU NOVO DISCO E OUTRAS CONHECIDAS COMO “ALMA”, “COMEÇAR DE NOVO”, “IOLANDA”, ENTRE OUTRAS”, REVELOU A ARTISTA.

 


 
CASA 70 REABRE COM TRÊS CONCERTOS DE SIMONE!
SARA NOVAIS (ANGOP) | PALCO PRINCIPAL | ANGOLA | 03.03.2009

FECHADA DURANTE OS ÚLTIMOS MESES, A CASA 70 VAI RETOMAR AS SUAS ACTIVIDADES CULTURAIS EM MARÇO, COM TRÊS CONCERTOS DA CANTORA BRASILEIRA SIMONE, A DECORREREM NOS DIAS 24, 25 E 26, ANUNCIOU MARCOS CUNHA, DIRECTOR-GERAL DA CASA 70 À ANGOP.

“Como é o mês da mulher, vamos brindar as senhoras com uma voz feminina de sucesso internacional”, contou Marcos Cunha em jeito de explicação.

O calendário do espaço cultural, anunciado ontem em conferência de imprensa, tem ainda previstas as actuações dos cantores cabo-verdianos Tito Paris e Lura, nos dias 8 e 9 de Abril, respectivamente, e do brasileiro Jorge Aragão, nos dias 7, 8 e 9 de Maio. Para o final do ano, estará agendado um espectáculo com Paulo Flores.

Note-se que a renovada sala de espectáculos foi equipada com material de última geração, que garantirá uma melhor qualidade de som, e passou a ter mais camarotes e salas comerciais.


 
 
SIMONE ADIA CONCERTOS EM LUANDA
SARA NOVAIS (ANGOP) | PALCO PRINCIPAL | ANGOLA | 26.03.2009

OS TRÊS CONCERTOS DA ARTISTA BRASILEIRA SIMONE, MARCADOS PARA OS DIAS 24, 25 E 26 DESTE MÊS NA CASA 70, EM LUANDA, FORAM ADIADOS PARA O MÊS DE MAIO, ANUNCIOU ROSA MATIAS, ASSISTENTE DE PRODUÇÃO DA PROMOTORA.

O motivo do adiamento terá estado relacionado com a não concessão atempada dos vistos para a cantora e respectiva comitiva, por parte da embaixada angolana no Brasil. “Estava tudo acertado para a vinda da Simone este mês, mas, por razões alheias à nossa vontade, tivemos que adiar os espectáculos e remarcá-los para Maio”, conta Rosa Matias.

Os portadores de bilhetes para o evento poderão guardá-los para os espectáculos de Lura, a decorrerem nos dias 9 e 10 de Abril, ou, então, pedir o reembolso do dinheiro.


 
 
SIMONE NA CASA 70: É JÁ HOJE!
SARA NOVAIS | PALCO PRINCIPAL | ANGOLA | 07.05.2009

DECORRE HOJE, NA CASA 70, O PRIMEIRO DOS TRÊS ESPECTÁCULOS QUE A CANTORA BRASILEIRA SIMONE TEM AGENDADOS PARA LUANDA, ONDE JÁ SE ENCONTRA DESDE ONTEM.

Reaberto recentemente, o espaço vai acolher a artista também na próxima sexta-feira e sábado, dias 8 e 9 de Maio.

Recorde-se que os três concertos da brasileira haviam sido, inicialmente, marcados para os dias 24, 25 e 26 de Março. Contudo, a concessão não atempada dos vistos para a cantora e respectiva comitiva terá obrigado ao adiamento da sua vinda a Angola.


 
 
CANTORA SIMONE PROMETE LEVAR SEUS FÃS AO DELÍRIO
CANAL A | LUANDA, ANGOLA | 07.05.2009

A CANTORA BRASILEIRA SIMONE BETTENCOURT DE OLIVEIRA DISSE QUARTA-FEIRA, EM LUANDA, QUE PRETENDE LEVAR AO PALCO DA CASA 70, NA CAPITAL ANGOLANA, MUITA ALEGRIA E UMA GRANDE INTERACÇÃO COM OS AMANTES DA SUA MÚSICA EM ANGOLA.

SIMONE, QUE FALAVA NUMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE ANTECÂMARA AOS ESPECTÁCULOS DE QUINTA-FEIRA, SEXTA-FEIRA E SÁBADO, REFERIU QUE PARA ESTA “EMPREITADA”, ALÉM DAS JÁ CONHECIDAS E FAMOSAS CANÇÕES DO SEU VASTO REPORTÓRIO, VAI FAZER RECURSO AO SEU ÚLTIMO DISCO “AMIGO É CASA”.

A cantora brasileira, que já esteve em Angola em 2003, disse estar satisfeita por voltar a manter o contacto com o público angolano, espera, nas próximas ocasiões, vir a cantar numa das praças de Luanda, diante de um público mais abrangente.

Simone, que conta nos seus trabalhos com os préstimos de outros músicos e compositores brasileiros como Martinho da Vila e Caetano Veloso, disse usar variados estilos como samba, bolero, balada e romântico.

Uma das mais populares cantores do Brasil indicou que preparou cerca de 22 músicas para cantar, dentre das quais “ Cigarra”, “ Canta, Canta”, “Vitoriosa”, “ Nós” e “ Sangrando”.


 
 
CANTORA BRASILEIRA SIMONE QUER INTERAGIR COM PÚBLICO ANGOLANO
ANGOLAPRESS | ANGOLA | 06.05.2009

LUANDA – A CANTORA BRASILEIRA SIMONE BITTENCOURT DE OLIVEIRA DISSE QUARTA-FEIRA, EM LUANDA, QUE PRETENDE LEVAR AO PALCO DA CASA 70, NA CAPITAL ANGOLANA, MUITA ALEGRIA E UMA GRANDE INTERACÇÃO COM OS AMANTES DA SUA MÚSICA EM ANGOLA.

A cantora brasileira, que já esteve em Angola em 2003, satisfeita por voltar a manter o contacto com o público angolano, espera, nas próximas ocasiões, vir cantar numa das praças de Luanda, diante de um público mais abrangente.

Simone, que conta nos seus trabalhos com os préstimos de outros músicos e compositores brasileiros como Martinho da Vila e Caetano Veloso, disse usar variados estilos como samba, bolero, balada e romântico.

Uma das mais populares cantores do Brasil indicou que preparou cerca de 22 músicas para cantar, dentre as quais “ Cigarra”, “ Canta, Canta”, “Vitoriosa”, “ Nós” e “ Sangrando”.

Simone, nascida no estado de Salvador* (Brasil) em 1949, traz para os três espectáculos de Angola uma banda integrada por 16 pessoas, onde o violão, a guitarra, a bateria e a percussão fazem parte do conjunto de instrumentos a serem utilizados por eles.

*Correção: Nasceu em Salvador, capital do Estado da Bahia.


 
 
PÚBLICO VIBRA AO SHOW DE SIMONE NA CASA 70
ANGOLAPRESS | ANGOLA | 08.05.2009

LUANDA – CERCA DE QUATROCENTAS PESSOAS VIBRARAM NA NOITE DE QUINTA-FEIRA, NA CASA 70, EM LUANDA, NO PRIMEIRO ESPECTÁCULO DOS TRÊS PREVISTOS PARA ANGOLA DA CANTORA BRASILEIRA SIMONE BITTENCOURT OLIVEIRA.

Ao som de músicas como “ Canta,Canta” e “ Cigarra”, Simone levou, durante aproximadamente duas horas, os seus fãs a cantarem com ela, numa harmonia contagiante.

Com mensagens de amor e luta pela vida, a cantora esclarecia aos presentes, ao ritmo do samba e de outros estilos, que “todos os dias é um vai vem”, numa clara alusão a perseverança nos desafios quotidianos.

Simone e os seus acompanhantes, todos vestidos de branco, e com um colorido de luzes, emprestaram um ambiente cada vez mais saudável ao longo da actuação.

No rosto de cada presente era visível a satisfação em ver cantar de novo, em Angola (depois de 2003), uma das mais sonantes cantoras do Brasil.

Arlindo Ferreira, um dos fãs de Simone, disse à Angop que o espectáculo foi bonito, já que, além das suas próprias músicas, ela cantou trabalhos de músicos brasileiros igualmente de renome, como Emílio Santiago e Martinho da Vila.

“Conheço a Simone dos discos e vê-la hoje, na Casa 70, é uma grande satisfação para mim”, referiu.

Por sua vez, o cantor angolano Matias Damásio disse que Simone é uma artista com grande experiência em palcos, pois está constantemente neste exercício.

“A sua presença na casa 70 é de louvar, porquanto, como artista, tenho a oportunidade de aprender sempre mais alguma coisa diante de uma senhora com muita experiência ”, sublinhou.

Já Simone expressou, diante do público amante das suas músicas, estar feliz em cantar de novo em Luanda, passados cerca de seis anos desde que esteve na capital angolana com o mesmo fim.

Sexta-feira e sábado à noite ainda haverá mais espectáculo de Simone. Estilos como samba, bolero, balada e romântico, não faltarão.
Simone, nascida no Estado de Salvador (Brasil) em 1949, trouxe para os três espectáculos uma equipa integrada por 16 pessoas.
A guitarra, a bateria e a percussão fazem parte do conjunto de instrumentos em uso.