SIMONE BASQUETE, FEFIS e afins

FOTOS SIMONE



 
O COMEÇO | Ainda na adolescência, em Salvador, Simone se encantou com o Basquete e chegou a integrar a Seleção de Basquete Feminino na Associação Atlética da Bahia, onde participou de alguns campeonatos interestaduais.
Em 1966, mudou-se com a família para uma das cidades do grande ABC em São Paulo, São Caetano do Sul, um ano depois, por intermédio de jogadoras que Simone já conhecia da época em que jogava basquete em Salvador, passou a fazer parte do time feminino de basquete do São Caetano Esporte Clube e chegou a integrar a Seleção Brasileira ao lado de nomes que se destacaram, como: Marlene, Heleninha, Delcy, Odila, Maria Helena, Norminha, Nilza, Jacy, Laís, Nadir, Benedita e Elzinha. Na FEFIS (Faculdade de Educação Física de Santos), graduou-se e chegou a lecionar na cidade de São Paulo no início da década de 1970.


Exposição ‘Mulheres de Bronze’
SESC Vila Mariana | São Paulo SP | setembro de 2006

Algumas fotos que fizeram parte da exposição ‘Mulheres de Bronze’, realizada de 26 de agosto a 24 de setembro de 2006 no Sesc de Vila Mariana em São paulo (SP), uma homenagem a Seleção Brasileira de Basquete Feminino de 1971, classificada em terceiro lugar no 6º Campeonato Mundial, em São Paulo, obtendo assim o melhor resultado , até então, em mundiais.
Marlene, Heleninha,Delcy, Odila, Maria Helena, Norminha, Nilza, Jacy, Laís, Nadir, Benedita e Elzinha orientadas pelo técnico Waldyr Pagan Peres foram companheiras de Simone que aparece em algumas fotos apresentadas nesta Exposição.
Segundo declarações da cantora, uma “antipatia” do técnico em relação a ela, convocando-a para os jogos para depois deixá-la sentada no banco de reserva , associada a uma série de contusões, fizeram com que desistisse do basquete e optasse por apenas dar aulas de Educação Física depois de formada pela Faculdade de Educação Física de Santos, FEFIS, em 1971.
(as imagens foram fotografadas da Exposição)


CURIOSIDADES
Curriculum Vitae | Laudo de Inspeção de Saúde
Acervo Yara Aparecida (ex-aluna de Educação Física de Simone)
 
Simone, … antes de ser Cigarra.
Simone é professora de Educação Física e é curioso pensar que no dia 16 de março de 1972 ela ingressava no quadro docente do “Colégio Estadual Gonçalves Dias”, localizado em São Paulo, e poucos meses depois, em outubro, entrava no estúdio da Odeon, também em São Paulo, para gravar o seu primeiro disco – que deu um giro em sua vida e passou, a partir dali, a influenciar, com seu canto, a vida de muita gente!
Os documentos foram cedidos pela fã Yara Aparecida, que – curiosamente – foi aluna de Simone:
 
“Fui aluna de Simone aqui em São Paulo, no Colégio Gonçalves Dias, quando ela deu aulas de Educação Física. Fiquei pouco tempo nesse colégio, depois fui para outro. Simone sempre foi muito querida pelos alunos. Depois ela se tornou cantora, e é o que conhecemos”.

 

Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 – Simone, condutora Bradesco durante o Revezamento da Tocha Olímpica na cidade do Rio de Janeiro (RJ), Aterro do Flamengo, dia 05.08.16
Foto: BRADESCO/William Lucas 

  VEJA MAIS FOTOS RIO 2016


FOTOS
Vários momentos de Simone como jogadora de basquete e aluna da Faculdade de Educação Física de Santos (FEFIS) e outros mais recentes relacionados ao esporte.

VÍDEOS

 


LIVROS

 

Livro: A História de uma Universidade e 80 Anos de Agradecimento
Autor: Rubens Viegas
Editora: Cromosete Gráfica e Editora
Ano: 2009

 

Livro: Uma História de Campeões: Os 89 Anos do São Caetano Esporte Clube
Autor: Ademir Medici
Editora: NeoGraf Ind. Graf. e Editora Ltda
Ano: 2003

 

Livro: Mulheres à Cesta – o basquete feminino no Brasil (1892 – 1971)
Autor: Claudia Guedes
Editora: Sonia Maria Mello An
Ano: 2009

COMPRAR

 

 

IMPRENSA