SHOW BOATE IGREJINHA (1974)

  Apresentação | Repertório | Lugares | CuriosidadeFotosImprensa  


Temporada de Shows na BOATE IGREJINHA

Data de estréia: dezembro de 1974
Local: Boate Igrejinha, São Paulo SP

 

APRESENTAÇÃO | No início dos anos 70, a rua Santo Antônio (na capital paulista) transformou-se no “coração” da vida noturna do Bexiga, principalmente com a inauguração do Balacobaco (…) além de boates que se tornaram espaços de shows de música popular brasileira, como a Igreja e o Terceiro Uísque. No final da década de 70, o eixo de implantação de novas casas noturnas deslocou-se sensivelmente para a rua Treze de Maio (…) a boate Igreja, que ficou conhecida como “Igrejinha”, localizada na esquina das ruas Treze de Maio e Santo Antônio, ocupou o espaço do antigo açougue e, posteriormente, deu lugar ao Bar Café Soçaite.
(…) Durante algum tempo a Igreja foi o palco da nata da MPB. Maísa, Elis, Milton chegaram a tocar ali (…) Com o tempo, com o profissionalismo desse pessoal, começou a ficar impossível pagar cachê pra esse músico. Então essa proposta das boates foi terminando, esvaziando (…)

[Excerto do livro ‘Na Metrópole – Textos de Antropologia Urbana’, José  Magnani e Lilian  Torres, EDUSP/FAPESP, 1996]
 

"Simone<br
Simone Boate Igrejinha, São Paulo SP, data indefinida, ano provável 1975
Foto: Sérgio Tanizaki

 


IMPRENSA

A moça de gestos serenos e rosto delicado parece sensivelmente deslocada no palco da boate Igrejinha, um templo aparentemente consagrado ao chamado sambão. Afinal, Simone não ginga as cadeiras, não conta piadas, sorri muito pouco e, sacrilégio na noite paulista, não atende a pedidos do público. Alta, magra, cabelos negros e crespos, voz grave e abaianada, ela canta com seriedade e segurança um repertório que vai de Milton Nascimento a Gilberto Gil, de Chico Buarque a Caetano Veloso – sem se esquecer doas autores “malditos”, como João Bosco e Luiz Gonzaga Júnior (…)
[VEJA,22.01.1975]
 


CURIOSIDADE

Outra referência de Simone da Boate Igrejinha: Maysa
 

[Excerto do programa ‘Cara a Cara’, 08.03.1992, BAND]

 

 

REPERTÓRIO

MUSICAS DE
 
Milton Nascimento
Gilberto Gil
Chico Buarque
Caetano Veloso
João Bosco
Luiz Gonzaga Jr.


FOTOS


 
LUGARES
Antiga ‘Boate Igrejinha’ – Rua Treze de Maio, São Paulo (SP) – rebatizado de ‘Espaço Almir Guineto’.
Fotos: Fernando Luvizaro (2009)