SHOW HOMENAGEM A ALTEMAR DUTRA (1973)

  Apresentação | Simone fala | ImprensaLugares |  


show HOMENAGEM A ALTEMAR DUTRA

Com Simone e Vários artistas
Data: abril de 1973
Local: Clube Piratininga, São Paulo SP

 

APRESENTAÇÃO | Promovido pela gravada Odeon, show com parte do elenco da gravadora em comemoração aos 10 anos de carreira do cantor Altemar Dutra, no Clube Piratitinga na capital paulista, sendo esta a primeira apresentação de Simone em público.

 
ALTEMAR DUTRA | É um dos intérpretes mais conhecidos pelo grande público dos anos 1960 e 1970, atuando como representante da música romântica brasileira. É um cantor de vendagens expressivas, com várias canções nas paradas de sucesso e uma carreira consolidada no Brasil e no exterior, principalmente na comunidade latina dos Estados Unidos. Torna-se um dos mais populares cantores estrangeiros nesse país, atingindo vendagem de 500 mil cópias. Pouco estudado pela crítica musical, é um dos maiores intérpretes de boleros da música brasileira (…) Sempre com acompanhamento de orquestras, a presença de violinos contribui para uma interpretação dramática das canções. Dois discos representativos em que essa temática é explorada são SENTIMENTAL DEMAIS (1965) e O ROMÂNTICO (1970) (…)
[Fonte: ALTEMAR Dutra. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017]
 
Do repertório de Altemar Dutra, Simone já gravou músicas como BRIGAS (Jair Amorim/ Evaldo Gouveia), SENTIMENTAL DEMAIS (Jair Amorim/ Evaldo Gouveia) e QUE QUERES TU DE MIM (Evaldo Gouveia/ Jair Amorim).
 

IMPRENSA
Quando subiu num palco pela primeira vez, num show em homenagem a Altemar Dutra no Clube Piratininga, em São Paulo, em 1973, entrou em pânico, ou em algo até pior. Ela comprou ás pressas uma saia preta e um bustiê, “caro pra burro”, fez-se bela, afinou a voz, entrou com tudo, começou a cantar – e fez xixi em cena”

[Geraldo Mayrink, Veja, 1978]

DECLARAÇÃO DE SIMONE
Fã confessa de Altemar Dutra, ela diz que conheceu o cantor num show promovido pela Odeon, no começo da década de 70. “Quando o Altemar fez dez anos de carreira, eu estava sendo lançada. E a Odeon fez uma homenagem para ele, se não me engano, no Clube Piratininga, em São Paulo. Foi a primeira vez que cantei em público. Lembro-me que cantei Bandeira Branca. Eu já era fã dele”, recorda.

[Clique Music, 2000]

 

 

Altemar Dutra em 1973 | Foto: Divulgação

SIMONE CANTOU

Bandeira Branca
(Max Nunes/ Laércio Alves)


LUGARES
Clube Piratininga em São Paulo
[Reprodução: Google Maps/ 2014]